quarta-feira, 18 de abril de 2012

Não tenho paciência para ficar parada ...
                  
            Pois é, eu também não. E você deve estar imaginando como que uma professora de yoga pode escrever isso. Porque fazer yoga não é ficar parado. Também não é fazer posturas mirabolantes, isso é melhor deixar para os malabaristas de circo.
            Resolvi escrever um pouco sobre isso, porque escuto muitas pessoas me falarem que não praticam yoga porque não tem paciência para ficar parado. Essa informação é um grande engano, não ficamos parados na aula, pelo contrário, o mais importante no yoga é fazer a postura consciente da respiração e, nas posturas em movimento temos que acompanhar a inspiração e a expiração com cada etapa. Só esse fato já nos proporciona um grande trabalho mental e corporal, no sentido positivo, pois deixamos de “brigar” com a mente e damos um direcionamento a ela. Os benefícios podem ser sentidos logo na primeira aula e, com o decorrer do tempo, sentimos isso na nossa vida, acalmando a ansiedade, dando mais lucidez às nossas atitudes, pensamentos e, dessa forma deixamos de ser “escravos” dos acontecimentos e passamos a ser causas conscientes.
            Como eu costumo dizer aos meus alunos, sempre fui uma pessoa ansiosa e rápida, capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. O que percebi com o decorrer da prática é que hoje consigo fluir de maneira mais tranquila, saudável e alegre. Soltando os pesos das preocupações e ansiedades, percebendo que tudo tem o seu momento certo. E, isso é um trabalho contínuo, requer vontade e perseverança.  
            Uma das qualidades que mais gosto do yoga é a liberdade que conquistamos com o tempo, pois vamos nos percebendo, nos observando e nos conquistando. A cura vem de dentro de você mesmo.
            Por isso aqui vai uma sugestão de uma pessoa como você, que começou a praticar yoga há vários anos e, hoje consegue sentir os inúmeros benefícios, mas sempre praticando, aprendendo e compartilhando.
            

2 comentários:

  1. "the first thing is inner discovery", bela frase que Luiza trouxe da India escrito numa das fotos ...

    ResponderExcluir